Crônicas da rádio IMETRO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
“JORNALISMO NÃO DÁ DINHEIRO, ESCOLHA OUTRO CURSO”
ESCRITO POR: ERMELINDA CASTRO
Eis a frase que já matou o sonho de muita gente, sonho de engrenar para o mundo da comunicação social, mas deixa que te diga, se desistiu por essa razão, significa dizer que, não queria com verdade, calma, eu explico:
Quem faz jornalismo entra sabendo que a recompensa monetária poderá não ser tão avultada, mas em contrapartida está o amor pela profissão.
Penso que, é preciso ter muito amor, para assim, poder exercer a actividade jornalística, é necessário que haja entusiasmo a cada matéria feita, a cada informação confrontada, a cada reportagem realizada.
O jornalista serve como intermediário entre o povo e a política, talvez seja essa a maior satisfação no exercício da actividade, saber que a circulação dos interesses e desejos de cada um deles é mediado pela comunicação social.
O jornalista, talvez seja o ser que mais deve saber sobre diversas questões inerentes ao saber, porque lida com todo tipo de ser, com campos do saber diversificados, o profissional do jornalismo está em constante aprendizado, porque precisa actualizar seu conhecimento.
O jornalista para além de informar e entreter deve educar, desta forma, deve adoptar uma postura diferente a dos demais, ele chega a ser um espelho da perfeição, um exemplo a seguir, uma figura emblemática, eis a grande responsabilidade do jornalista, fazer jus à posição que se encontra.
Dá trabalho ser jornalista né?
Sim, e muito, por isso antes que tome a decisão de entrar para o mundo do jornalismo saiba que, não se trata de fama, mas sim de comprometimento, de amor, paixão, conhecimento etc.
A respeito do talento?
Força de vontade;
Humildade;
Busca pelo conhecimento;
São 3 aspectos que tornam o processo de profissionalização mais eficaz, não deixe que te digam que não podes, se tiveres estes aspectos.
Agora, pensa em desistir pelo facto de não lhe proporcionar a riqueza monetária que almeja?
CRÔNICAS DA RÁDIO Imetro 91.3

Mais Populares

Videos & Podcasts

Publicidade

Notícias ralacionadas

João Lourenço em Benguela

O Chefe de Estado, João Lourenço, já está na província de Benguela, onde testemunhará, hoje, à transferência dos serviços ferroviários

Comentários