, ,

Eliminatórias do CAN 2023: Convocados 26 palancas para “operação” Ghana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O médio defensivo Bruno Paz, 24 anos, do Konyaspor da Turquia, é uma das novidades na lista dos 26 atletas convocados dos Palancas Negras, anunciada, terça-feira, pelo técnico Pedro Gonçalves durante a conferência de imprensa realizada na sede da Federação Angolana de Futebol, em Luanda, para o duplo desafio com os Black Stars do Ghana nos dias 23 e 27 deste mês.

Natural de Barreiro, Portugal, foi antigo internacional pela selecção lusa no escalão de sub-20 em seis ocasiões.  Além de Bruno Paz, Pedro Gonçalves movimentou o regresso do ponta de lança Lucas João, 29 anos, do Reading da Inglaterra (II Liga).

O avançado estreou-se pela Selecção Nacional de Honras no dia 29 de Março de 2022, no jogo amistoso diante da Guiné-Equatorial no Estádio do Complexo Senhor da Graça. Os Palancas Negras, que viajam na sexta-feira, via Paris, para a cidade de Argel, onde se concentram no domingo e está marcada para a tardinha do mesmo dia a primeira sessão de treino.

Com o grupo incompleto devido à chegada de alguns atletas à noite, a equipa técnica recupera para melhorar a qualidade da condição física dos jogadores.

Em Argel, o grupo cumpre três sessões de preparação, para na terça-feira, 21, seguir para a cidade de Kumasi.

O desafio contra os Black Stars disputa-se no dia 23, às 16h00, no Estádio Baba Yara, em Kumasi, referente a contar para a terceira jornada da série E das eliminatórias de apuramento para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações (CAN), entre Janeiro e Fevereiro de 2024, na Côte D’Ivoire.

Após a partida, os angolanos regressam em voo fretado para preparar o segundo jogo,  agendado para 27 do corrente, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, para a quarta jornada.

Os convocados

Pedro Gonçalves convocou os guarda-redes Neblu (1º de Agosto),  Aldo “Kadu” (Alverca de Portugal) e Hugo Marques (Petro de Luanda), os defesas Buatu Jonathan (Valenciennes/França), Eddie Afonso (Petro de Luanda),  Gigli Ndefe (S Liberec/Chéquia), Kialonda Gaspar (Estrela de Amadora/-Portugal), Lulas (Sagrada Esperança), Núrio Fortuna (Gent/Bélgica) e Pedro Francisco (Petro de Luanda), os meio-campistas Fredy (An-talyaspor/Turquia), “Beni” Mukendi (Casa Pia/Portugal), Bruno Paz (Konyaspor/Turquia), Show (Ludogorets/-Búlgaria), Keliano (1º de Agosto), Megue (Petro de Luanda) e Estrela (Erzurunspor/Turquia).

Para o ataque da Selecção Nacional, o técnico chamou Mabululu (Al-Ittihad Alexandria/Egipto), Gilberto Vieira (Petro de Luanda), Hélder Costa (Al-Ittihad Jeddah (Arábia Saudita), Gelson Dala (Al-Wakrah/Qatar), Lucas João ( Reading/Inglaterra), M’Bala Nzola (Spezia/Itália), Ary Papel (Al-Akhdar/Líbia), Nelson da Luz (Vitória SC/Portugal) e Zito Luvumbo (Cagliari/Itália).

Jérémie Bela e Kinito falham jornada

O extremo esquerdo Jérémie Bela, do Clermont Foot de França, e o defesa central Kinito (Petro de Luanda) falham os jogos com os Black Stars do Ghana, na cidade de Kumasi e em Luanda, para a terceira e quarta jornadas das eliminatórias de apuramento para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações (CAN), no próximo ano, na Côte D’Ivoire.

A informação foi revelada pelo técnico dos Palancas Negras, Pedro Gonçalves, durante a conferência de imprensa para a anunciar a lista dos 26 jogadores para o duplo desafio. “Infelizmente Jérémie Bela tem vindo a passar uma fase de recuperação de lesões. Manifestamente não está no seu melhor momento de forma desportiva”, disse o treinador aos jornalistas.

Jérémie Bela, que se estreou pela Selecção Nacional de Honras no dia 13 de Outubro, tem duas internacionalizações pelos Palancas Negras. Além do extremo esquerdo, Pedro Gonçalves anunciou que o defesa central dos tricolores do Eixo Viário solicitou uma dispensa à equipa técnica da Selecção Nacional para tratar de assuntos particulares.

“Kinito não estará presente, pediu para ser liberado para esta operação por motivos pessoais”, esclareceu no intróito da conferência de imprensa.

Sobre Zito Luvumbo, Pedro Gonçalves garantiu que está apto para o desafio com os Black Stars, apesar de ter recuperado recentemente de uma lesão muscular.

“Transmitiu que não fosse nada preocupante. Foi um desconforto. Já observado pelo médico do clube após o exame de ressonância magnética”, destacou aos jornalistas.

Mais Populares

Videos & Podcasts

Publicidade

Notícias ralacionadas

João Lourenço em Benguela

O Chefe de Estado, João Lourenço, já está na província de Benguela, onde testemunhará, hoje, à transferência dos serviços ferroviários

Comentários